Workshop de Estudos Urbanos em Angola – Luanda, 5 – 6 de Dezembro 2014

Luanda

Luanda, 5 & 6 de Dezembro 2014

LOCAL: Mediateca de Luanda

O Workshop de Estudos Urbanos em Angola é uma iniciativa proposta por duas pesquisadoras que viveram e trabalharam em Luanda nos últimos cinco anos e querem compartilhar os resultados da pesquisa com outros pesquisadores em Luanda. O projecto tem o apoio do Instituto Francês na África do Sul (IFAS).

 worshop-angola (2)

Programa

SEXTA-FEIRA 5 de DEZEMBRO

9h – Abertura, objectivos, apresentação dos participantes

09h30 – Chloé Buire (Durham U.) As Novas Periferias de Luanda: suburbanismo ou novo urbanismo?

10h30 – Amélia Tomé (U. Agostinho Neto) Crescimento Urbano e Qualidade de Vida na Cidade de Luanda

11h30 – Cesaltina Abreu (U. Agostinho Neto) Os Modos de Uso do Espaço em Luanda

13h00 – Almoço

14h30 – Claudia Gastrow (U. do Witwatersrand, Johannesburg) Housing and Reconstruction in Angola

15h30 – Armindo Feliciano de Jesus (U. Lueji A n´konde) Construção do país e (re)construção de cidadania no pósguerra

16h30 – Allan Cain (Development Workshop) Adaptação de Cidades Costeiras Angolanas à Mudança Climática

18h00 – Abertura da exposição fotográfica “Os futuros das cidades em Angola”

SÁBADO 6 de DEZEMBRO

10h – Mesa Redonda com académicos, representantes da sociedade civil angolana e artistas. Tema da mesa redonda:

Que futuro para a cidade de Luanda?

Exposição fotográfica “Os futuros das cidades em Angola”: A exposição inclui uma série foto sobre o bairro Coreia (Projecto “VêSô, registros fotográficos de Luanda”), uma série sobre o Panguila (Chloé Buire) e a curta-metragem “Luanda 2014” (Chloé Buire).

O OBJECTIVO | Panorama da pesquisa sobre as cidades Angolanas contemporâneas

O interesse científico sobre as transformações urbanas em Angola não parou de crescer desde o fim da guerra civil (2002). Vários factores influenciaram e continuam a influenciar o destino das cidades no país: o programa de reconstrução nacional e as operações de requalificação urbana, as migrações urbanas e o aumento da presença de trabalhadores estrangeiros, os investimentos privados e as reformas no sector público tiveram forte impacto não só na forma física das cidades, mas também na vida quotidiana dos cidadãos e nas perspectivas para o futuro do país.

Enquanto o volume de pesquisa produzida sobre esses temas cresceu bastante nos últimos anos, ainda não houve muitas oportunidades para apresentar os resultados desses trabalhos. Esse Workshop oferece uma plataforma para a difusão dos resultados das pesquisas feitas até ao presente momento. O objectivo do mesmo é fortalecer o diálogo entre todos os investigadores que trabalham sobre temas urbanos numa perspectiva multidisciplinar: sociologia, antropologia, geografia, arquitectura, urbanismo, etc. Este convite está destinado aos estudantes (mestrado e doutoramento) tal como aos professores e académicos trabalhando em universidades estrangeiras e aos atores e observadores directos das transformações urbanas afim de debater as orientações possíveis para o desenvolvimento de estudos urbanos em Angola para o futuro.

O Workshop propõe três temas: 1) Arquitectura e Património, 2) Modernização Urbana e Novas Periferias, e 3) Identidades Urbanas e Cidadania. Os participantes receberam uma descrição mais detalhada desses temas.